x

We want to help your company

Contact us

  • Phone

    +55 11 4431-8580

  • Address

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Social networks

Blog

Browse our track of knowledge and create new insights for your business.

Medir a eficiência dos vendedores
8 de junho 2017

3 pontos importantes para medir a eficiência dos vendedores

Uma das questões que deixam os gestores de lojas físicas de cabelo em pé sem dúvida é medir a eficiência dos vendedores. Para isso, muitos se baseiam no talento individual, capacidade de persuasão e claro, quantas vendas são realizadas. Todas essas questões são importantes, mas não o suficiente. Depender de fatores subjetivos e superficiais pode significar a morte para o seu negócio.

 

E não queremos isso, certo? Ótimo!

 

A tarefa é árdua e exige de você, como gestor, um olhar mais analítico. É preciso ir além da sua experiência de campo para enxergar como, quanto e quando seus vendedores estão vendendo com maior ou menor intensidade.

 

Mais do que isso. Você precisa ter mais segurança para tomar decisões, pois se as vendas caíram nem sempre a culpa é da equipe de vendas. Assim, trago aqui os 3 fatores importantes para levar em conta na hora de mensurar a eficiência dos seus vendedores.

 

1) Quanto – individualmente – a equipe está sendo produtiva 

Olhar apenas para o número total de vendas pode ser um grande tiro no pé. É o mesmo que, em uma sala de aula, medirmos a qualidade dos professores pela média geral das notas dos alunos. Há quem tire 10 mas há quem tire 3,5…4. Se o resultado for uma média aceitável, tudo bem? Deixo para você pensar a respeito.

 

2) Localização dos produtos X Exposição aos clientes 

É fato que os setores de trade de muitas marcas se estapeiam para conseguir o melhor local da sua loja para expor produtos. Sem dúvida já te traz um norte, mas não o mapa da mina. Muitas lojas seguem cartilhas e não avaliam por exemplo a capacidade de seus vendedores para atender tal setor. Esse papel é seu. Ainda mais se o número de vendedores é suficiente para atender a demanda.

 

3)Entendimento de todos os produtos da loja X Estoque 

Seus vendedores estão mesmo preparados? Se sim, deveriam conhecer mais sobre os produtos oferecidos que qualquer um. Conhecer parcialmente o potencial dos produtos resulta em venda de parte dele.

 

 

Vender mais é agregar um mix de possibilidades ao cliente, não só quantidade de alguns itens específicos. Sem falar da atratividade da sua vitrine que, havendo um nível maior de compreensão tanto dos produtos quanto de quem são seus verdadeiros clientes, teria tudo para aumentar a performance do time.

 

Seus vendedores são o reflexo do entendimento que a gestão possui do processo e, portanto, é muito importante entender como está a eficiência de sua equipe.

 

Porém, para colocar todos esses pontos no papel, é preciso conhecer a fundo todos os processos do seu negócio. Para isso, vale à pena atrelar seu conhecimento como gestor à inovação que a tecnologia pode proporcionar.

 

Com soluções capazes de analisar o comportamento de clientes e funcionários dentro da loja, fica mais fácil entender como está a eficiência dos seus vendedores. Assim, vale à pena investir em tecnologia para descobrir como você pode aproveitar ao máximo da sua equipe de vendas!

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

Ready to optmize your business?

back to top