x

We want to help your company

Contact us

  • Phone

    +55 11 4431-8580

  • Address

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Social networks

Blog

Browse our track of knowledge and create new insights for your business.

O que é taxa de conversão de vendas?
1 de junho 2017

Afinal, o que é Taxa de Conversão de Vendas?

O que é taxa de conversão? Em algum momento você já deve ter feito essa pergunta. Nada mais normal. Como comerciante de um estabelecimento físico, à primeira vista parece até um termo distante. Nem tanto e eu te explicarei o porquê.

 

Uma das métricas mais importantes do e-commerce, a taxa de conversão tem como objetivo mostrar quão efetivas foram as estratégias e as ações de marketing e vendas durante um determinado período. Para isso, basta dividir o número de visitantes do site pelo número de clientes convertidos.

 

Dessa forma, é possível saber por exemplo como está a saída de determinado produto e/ou se o layout do e-commerce está performando como esperado, por exemplo.

 

 

Mas como funciona no varejo físico?

 

No mundo off-line, os principais dados captados são faturamento e total de venda. É claro que essas são métricas importantes, mas que não mostram efetivamente qual é o desempenho da sua loja. É ótimo ver que um negócio vende muito e gera lucro, mas e se você soubesse que poderia vender muito mais e, consequentemente, alavancar seu faturamento?

 

É exatamente isso que a taxa de conversão consegue mostrar. Assim como no comércio eletrônico, se você dividir o total de visitantes da sua loja pelo número de pessoas que efetivamente viraram clientes, é possível medir qual é sua taxa de conversão. Se esse número for baixo, existe aí um potencial para criar estratégias que mudem esse panorama e convertam mais clientes.

 

O mais interessante e animador do ponto de vista da gestão disso tudo é que estamos passando por uma transformação. Você que pensa no mundo online como algo paralelo a porta da sua loja, sinto dizer, mas está enganado.

 

 

Essa mesma taxa de conversão, que é facilmente mensurada no ambiente online, também pode ser analisada no varejo físico por meio da tecnologia.

 

Atualmente, existem diferentes soluções no mercado que são capazes de monitorar o fluxo de clientes dentro da loja. As possibilidades são variadas e vão desde câmeras que contabilizam a entrada e saída de pessoas, até sensores que identificam o celular do cliente, monitoram sua localização e seu trajeto durante as compras, baseado no conceito de Internet das Coisas.

 

Isso é inovar com objetivo!

 

Até porque, no fim do dia, tráfego ou volume de visitantes, potenciais clientes ou leads querem dizer a mesma coisa. Vai de você agora unir o melhor desses dois mundos. E já te aviso: é bem mais fácil do que você imagina.

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

Ready to optmize your business?

back to top