x

We want to help your company

Contact us

  • Phone

    +55 11 4431-8580

  • Address

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Social networks

Blog

Browse our track of knowledge and create new insights for your business.

vender para millennials
17 de julho 2017

Como vender para millenials?

Também chamados de “Geração Y”, os millennials correspondem ao público nascido em meados da década de 80 até o início dos anos 2000. Trata-se de um grupo que cresceu em uma época de grande desenvolvimento tecnológico, convivendo desde pequeno com o mundo digital. Vender para millennials exige um profundo conhecimento das características dessa geração, já que eles possuem hábitos muito particulares, que influenciam no seu consumo com impactos diretos ao varejo.

 

Com a internet presente desde que nasceram, esses jovens estão acostumados a tirar dúvidas e resolver seus problemas com alguns cliques. Velocidade, portanto, é um atributo importante para eles. Além disso, os millennials são intimamente ligados à tecnologia, valorizam a inovação e questionam modelos tradicionais e conservadores.

 

Há dezenas de estudos que detalham melhor a personalidade dessa geração. Porém, analisando apenas essas principais características, é possível levantar alguns insights sobre a experiência de compra deste público e o seu impacto direto ao varejo:

 

 

Resistência a propagandas

 

Quem cresceu rodeado de propagandas massivas e invasivas desenvolve uma forte resistência a elas. Definitivamente essa não é uma geração que é largamente impactada por anúncios de TV ou mesmo online que apareçam de forma inesperada.

 

Esse público acredita que a publicidade não é autêntica e tende a se relacionar de outras formas com as marcas. Esse comportamento, inclusive, também é cada vez mais comum com pessoas de outras gerações.

 

 

Consumo é experiência

 

Comprar é uma ação muito complexa para os millennials. Não se trata de escolher um produto apenas pelo seu preço ou benefício, existem uma série de outros fatores que estão envolvidos. A marca e todos os valores que ela carrega pesam na decisão de compra. O consumo começa antes da compra e continua depois: é uma geração que quer se relacionar e se envolver verdadeiramente com a marca.

 

 

Inovação importa

 

Os millennials estão antenados em cada novo dispositivo ou serviço que chega ao mercado. Sempre conectados, eles recebem muito bem a inserção da tecnologia no cotidiano. Além de acompanhar o que há de novo, é uma geração que se engaja com as novidades, quer interagir e por isso tem forte presença nas redes sociais.

 

Avaliando esses três aspectos, já conseguimos entender que a experiência do cliente millennials é diferenciada. Portanto, as estratégias dos varejistas que querem atingir esse público também precisam ser repensadas.

 

Começando pela questão da propaganda: ao invés de bombardear seus clientes com anúncios, por que não oferecer uma experiência mais interessante a eles? Por exemplo, invista em fornecer um conteúdo relevante que tenha a ver com seu produto, mas que ao mesmo tempo seja útil ao seu público. Nesse contexto, os blogs em canais digitais podem ser a plataforma mais interessante para isso. Mas é possível oferecer conteúdo até no mundo off-line, então vale pensar em ideias fora do convencional.

 

Se a experiência é o ponto chave na comunicação com os millennials, a pergunta que você deve se fazer é: como agregar valores que vão além do produto? Estude muito sua audiência e analise como aquilo que você vende está relacionado com as necessidades do seu público.

 

A tecnologia pode ser um trunfo para te ajudar a entender como o consumidor se interage com seus produtos. Mas aqui não há uma receita de bolo e sim um esforço de se colocar no lugar do cliente. O que iria surpreendê-lo e transformar sua experiência de compra? Não se esqueça que a experiência não acaba no caixa!

 

Por fim, não há mais como fugir da tecnologia e do mundo digital. Mesmo que sua loja seja física, é importante ter canais e serviços de atendimento na web. E se você deseja oferecer uma experiência realmente encantadora aos clientes, invista em tecnologias que integram o online com o off-line.

 

Os millennials quebraram a barreira entre esses dois mundos, então está na hora de você também se adaptar a essa realidade. Desenvolvemos, em conjunto com a Stefanini, um e-book explorando mais sobre o tema e os desafios para o varejo. Acesse aqui.

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

Ready to optmize your business?

back to top