x

We want to help your company

Contact us

  • Address

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

Blog

Produção Flexível – O modelo de trabalho do século XXI

Produção Flexíviel

No começo do século XX, surgiu um modelo de produção pautado em uma nova dinâmica capitalista. A ideia era produzir em massa, com grandes fábricas que faziam todo tipo de produto a baixo custo. Era uma época de ascensão de emprego e direitos de trabalhadores, mas ao mesmo tempo existia um pleno controle sobre esses empregados para assegurar a produção e o consumo das mercadorias.

Por volta da década de 70, esse sistema começa a entrar em colapso e deixa de ser satisfatório. O fim da “empolgação” do pós-guerra e as novas perspectivas do capitalismo geram uma crise nas principais nações do mundo.

Em um momento marcado por lutas entre os detentores do meio de produção e a massa proletária, surge a necessidade de criar uma nova organização de trabalho. É nesse contexto que se desenvolve o modelo de produção flexível, que faz parte do Sistema Toyota de Produção.

 

O que é a produção flexível?

O toyotismo foi criado em um contexto de pós-guerra, visando a otimização de recursos. A linha de produção se transformou em uma série de etapas coletivas, onde todos atuavam em todas as fases da operação.

Nesse sistema, os funcionários têm a missão de fiscalizar e acompanhar o nível de qualidade dos produtos fabricados, o que resultou na diminuição de peças com defeitos. Aos poucos, o trabalho ficou mais estratégico e as atividades mais repetitivas e operacionais começaram a ser executadas por robôs.

Todas essas mudanças resultam em uma produção muito mais flexível. Ou seja, as linhas de montagem deixam de ser estáticas e podem mudar constantemente de acordo com os interesses do momento, afinal, os trabalhadores conhecem toda a operação e sabem realizar essas alterações.

A produção flexível tem a missão de satisfazer as demandas dos consumidores, por isso é tão importante nesse modelo entender o que o mercado necessita. Ao invés da produção em larga escala, criou-se a produção em pequenos lotes e com produtos variados.

 

O surgimento do Just in Time

E foi nesse contexto que se desenvolveu o just in time, filosofia que propõe a produção somente do necessário, de acordo com a demanda do mercado. Os grandes estoques – comuns na era fordista – deixam de existir dando lugar à produção sob encomenda.

E quais são os impactos dessa metodologia? Primeiramente há uma otimização de processos, já que eles ficam mais enxutos e menos complexos. Há também redução de custos, uma vez que a gestão de estoque é muito mais fácil. Por fim, ainda há a flexibilidade para mudar mais rapidamente caso as demandas do mercado se alterem.

O just in time é um dos pilares do Lean Manufacturing, que prevê justamente a redução do desperdício e melhor utilização dos recursos dentro da fábrica.

 

A tecnologia na produção flexível

O uso intensivo da tecnologia permite o melhor desenvolvimento da produção flexível. Para aplicar o just in time com eficiência, por exemplo, existem softwares de análise preditiva que fazem uma previsão de demanda.

É muito mais fácil fazer alterações na linha de produção se todo o processo for organizado e integrado através de canais digitais. Uma rápida comunicação com os funcionários também é outro ponto que a tecnologia pode ajudar na busca por maior eficácia na produção flexível.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Em mundo com constantes transformações, é essencial que qualquer negócio elimine os desperdícios e seja facilmente adaptável. Pensando nisso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização que te ajuda a otimizar processos.

Por meio sensores ou smartphones, monitoramos a movimentação de equipamentos e funcionários dentro da planta. Isso ajuda a mensurar a produtividade dos colaboradores e torna o PCP muito mais ágil.

Quer entender quais insights a Novidá pode trazer para sua empresa ser mais eficiente? Marque uma conversa com nossos especialistas!

TRY IT NOW?

Understand how our system works in real life! Get the product in your company and start using it!

TEST NOW

Contact us

Curious about how our solution works? Let’s talk and see how we can help your company!

back to the top