x

We want to help your company

Contact us

  • Phone

    +55 11 4431-8580

  • Address

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Social networks

Blog

Browse our track of knowledge and create new insights for your business.

IoT para gerenciamento dos ativos industriais
30 de maio 2017

O uso da tecnologia IoT para gerenciamento dos ativos industriais de forma holística

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

Em outras oportunidades, eu já escrevi aqui no Blog da Novidá sobre as novas tecnologias que estão sendo adotadas na manufatura e que estão contribuindo de forma significativa para o “rejuvenescimento” da Indústria.

 

A tecnologia digital promete revolucionar a produção industrial, reduzindo custos e ampliando as oportunidades de receita. É uma transformação que traz grandes desafios para as empresas. Além do investimento de capital exigido, será preciso investir no desenvolvimento de novas competências e de uma cultura digital na organização.

 

Fato é que nós da Novidá ou qualquer outra empresa ou meio de comunicação especializado, citamos a tecnologia da informação na indústria, como Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0, para dar contexto e falarmos sobre o que é mais importante, que são os benefícios que ela provê, seja para pessoas ou negócios. E quando falamos da Indústria, são eles: redução de custos, otimização de processos e inteligência de negócios.

 

Já falamos aqui no nosso Blog que a aceitação por completo dessas tecnologias acontece por partes, e o estágio mais maduro da adoção da IIoT (Industrial Internet of Things) é um fluxo bidirecional de informações entre máquinas e sistema de inteligência de dados.

 

Nesse momento, eu imagino que você deva estar perguntando de que maneira você pode aplicar soluções tecnológicas que se encaixem no seu modelo de operação e negócio.

 

Perguntas como por exemplo: Como eu maximizo o retorno nos ativos físicos? Como eu aumento a eficiência geral do equipamento e melhoro a gestão de manutenção e custos? Como eu gerencio os riscos relacionados aos ativos para suportar as estratégias de sustentabilidade da corporação? E principalmente, quais os benefícios que essas tecnologias são capazes de trazer para o meu negócio? O retorno é visível? Vale a pena?

 

E o que eu tenho visto é que um dos maiores benefícios que estão sendo percebidos pelos gestores é a prevenção de sobrecargas de trabalho e queda de desempenho, devido à programação da manutenção ou substituição em tempo real. Isso resulta em redução de custo, otimização do processo de produção e inteligência de negócio.

 

E o que torna isso possível nas indústrias é o uso de sensores e a conectividade em tempo real que possibilitam que engenheiros de manutenção e serviço possam prever falhas muito antes que elas ocorram, por meio de dados coletados por esses sensores que captam sinais de dispositivos conectados aos ativos ou wearables.

 

A solução tecnológica da Novidá permite aos gestores integrar dados desses sensores de ativos físicos com dados de negócio, assim, as empresas serão capazes de reduzir significativamente os custos de manutenção e paradas não planejadas.

 

Para encerrar, a percepção é que o processo nas fábricas está se transformando de forma irreversível – e quem quiser ter sucesso nesse novo cenário, terá de desenvolver novas habilidades. Um novo período com as fábricas inteligentes. É a 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, como está sendo amplamente discutida.

Ready to optmize your business?

back to top