x

We want to help your company

Contact us

  • Phone

    +55 11 4431-8580

  • Address

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Social networks

Blog

Browse our track of knowledge and create new insights for your business.

Organizar produtos na loja
16 de junho 2017

Como usar a tecnologia para organizar produtos na loja?

Sua loja é organizada? Começo nossa conversa com essa pergunta e não me entenda mal pois meu intuito aqui no Blog da Novidá é sempre para esclarecer as principais dúvidas no varejo.

 

Achar que a loja está com o estoque positivo, os produtos nas gôndolas certas e os vendedores preparados para bater as metas estipuladas é uma das grandes armadilhas que muitos varejistas acabam caindo. Isso porque é muito difícil ter essa visão 360º fazendo uso do controle humano apenas.

 

Com o dinamismo e a quantidade de demandas e variedade de produtos que sua loja pode oferecer todos os dias, é fácil ter uma conclusão parcial sobre esses que são pilares fundamentais de grande parte das operações no varejo.

 

Aí vem a boa notícia. É possível ser mais assertivo tanto na análise quanto nas tomadas de decisão. Como? Abra alas e deixe a tecnologia entrar!

 

Isso mesmo. Hoje, esses e outros problemas crônicos de uma operação de varejo podem ser solucionados a partir da adesão de ferramentas que te darão uma percepção muito mais esclarecedora sobre o que acontece.

 

Pensando nisso, compilei 4 exemplos que mostram como a tecnologia pode ajudar na organização dos produtos dentro da sua loja.

 

1 – Conhecer o real público da loja 

À princípio parece distante mas tem tudo a ver. Saber quem se interessa pela sua loja diz muito sobre qual deve ser o foco dos produtos que você oferece. Claro que seu know-how conta. Experimente alia-lo a sistemas de reconhecimento de Gadgets como smartphones que identificam quem passa em frente à sua loja, entra e adquire um produto. Percebe a diferença?

 

2 – Reconhecer onde está o potencial da equipe de vendas

Sem dúvida, você como bom varejista que é conhece quem posiciona nas vendas. Mas e se você soubesse exatamente quem vende o que e o volume individual? Já é possível fazer esse tipo de monitoramento em tempo real. Quem sabe algum ajuste não poderia ser feito na equipe com informações de ouro como essas.

 

3 – Compreender quais produtos têm maior apelo com os clientes 

Fluxo de estoque é muitas vezes motivo para dores de cabeça de gestores. Saber com exatidão quais produtos e em quanto tempo saíram com maior ou menor facilidade não é tarefa das mais simples. Agora imagine ter em um Dashboard informações sobre esse trânsito de mercadorias e setores. Sim, isso também já é possível.

 

4 – Qual é a circulação da loja 

Proponho um exercício: Você está olhando sua loja de cima para baixo e toda a circulação dela. Pessoas entram e saem e, de repente, você percebe que alguns setores concentram um número muito maior de clientes que os demais.

 

Esse fator pode prejudicar a passagem de outros potenciais consumidores, além de trazer a dúvida se as seções e os produtos estão bem distribuídos nas gôndolas. Se houver sensores de monitoramento instalados em locais estratégicos da loja, você consegue visualizar todo esse movimento até por um heatmap em um sistema instalado em um simples tablet e tomar a melhor decisão.

 

Entender como funciona uma loja é uma arte. Por sabermos disso, se atenha ao que a inovação pode fazer por você e sua gestão. Tenho certeza que, ao testar pelo menos uma dessas soluções, será bem difícil voltar atrás.

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

Ready to optmize your business?

back to top