x

We want to help your company

Contact us

  • Phone

    +55 11 4431-8580

  • Address

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Social networks

Blog

Browse our track of knowledge and create new insights for your business.

O que é omnichannel?
13 de junho 2017

O que é omnichannel e como aplicá-lo ao varejo?

Ao longo dos anos, diversas soluções têm sido desenvolvidas para que o varejo se aproxime de seus consumidores. É evidente a procura por caminhos para se chegar cada vez mais perto de quem compra, haja vista também o aumento da oferta de informação principalmente no ambiente online. Provavelmente você já deve ter ouvido falar de muitas tendências como a aplicação de realidade virtual e aumentada, além de digitalização do atendimento. É possível ainda que você tenha se esbarrado em um conceito de nome difícil e tenha se perguntado: “afinal, o que é Omnichannel?”

 

Muito se fala a respeito, hora que já conseguimos enfim aplicá-lo, hora dizendo que ele já morreu – assim como o próprio varejo – segundo alguns “gurus” do mercado.

 

Guardadas as devidas proporções e seguindo a linha desse blog de sempre trazer informações claras sobre o varejo físico, venho aqui mostrar um pouco mais sobre esse conceito e, quem sabe, acender um sinal verde para sua operação.

 

 

A saída para o varejo

 

Criado justamente para melhorar a experiência de compra e integrar estratégias de aproximação entre consumidores e marcas, o omnichannel tem sido a “cenoura” a ser alcançada pelo mercado há bastante tempo. Isso porque quando o conceito surgiu, não havia ainda tantas ferramentas que possibilitassem obter dados suficientes acerca dos clientes para colocá-lo em prática com excelência.

 

Por conta da evolução do Big Data, o jogo começou a virar principalmente para o e-commerce. O ambiente online foi bastante favorecido e muito da sua evolução é graças ao melhor entendimento do perfil do seu consumidor e sua jornada de compra.

 

Mas, e quando falamos de um negócio físico temos uma guerra perdida?  Jamais!

 

Obviamente, a captação de dados por um comércio físico é diferente por natureza. Mas há uma coincidência nesses dois mundos: a necessidade de entrada de tecnologia na operação.

 

Para conhecer o perfil do cliente de uma loja física e evoluir a experiência de compra, invariavelmente a inovação tem de estar presente. Como? Você já deve ter ouvido falar de uma outra tendência chamada Internet das Coisas. Com ela, é possível integrar e gerenciar diversos dispositivos eletrônicos e sistemas.

 

Por exemplo, a partir de sensores (os famosos beacons) instalados na loja que identificam a presença do cliente quando está por lá é possível dar o primeiro passo.

 

Baixe nosso E-book “As Principais Tendências do Marketing no Varejo” e entenda mais sobre omnichannel

 

O segredo para aplicar o Omnichannel no ambiente físico está em obter dados online desse mesmo cliente que entra em sua loja. A partir dessa identificação, é possível entregar ofertas personalizadas e um atendimento mais eficiente à altura das expectativas dos consumidores, o que dará a você, como varejista, um salto enorme de qualidade para fidelizar cada vez mais sua clientela.

 

E você, o que acha de ter uma vantagem competitiva única para o seu negócio?

 

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá 

 

 

Ready to optmize your business?

back to top